Dica de filme e livro: Lolita (1997)






                Boa Noite galera!!


       Vim dar mais uma dica de filme e de livro também, é sobre o polemico livro e filme: Lolita. Acho que uns já ouviram falar sobre o filme e do livro. Lolita é um livro de 1955 escrito pelo russo-americano Vladimir Nabokov.
       O livro conta a história do professor universitário de literatura francesa chamado de Humbert Humbert de meia-idade, que morava na Europa. Ele viaja para os EUA para tomar uma posição de ensino em New Hampshire. Ele aluga um quarto na casa da viúva Charlotte Haze (no começo ele não queria lugar, mas acaba conhecendo a filha dela, e aceita alugar o quarto). Ok Mariana, não achei nada polemico nisso. Agora vem o assunto polemico do livro e do filme. 
       Humbert só alugou o quarto por conta de Lolita, filha de Charlotte. Lolita é uma pré-adolescente de 12-13 anos. Humbert sente atrações por garotas menores de idades (ele chama as meninas dessa idade de ''ninfetas''. E a adivinha o que ele fez, para ficar perto de Lolita? Se casou com a mãe dela. (MEDO DESSE HOMEM, PIOR QUE EXISTE ISSO NA VIDA REAL). O que ele não desconfiava é que Charlotte leu seu diário (onde ele escreve seus desejos sexuais por Lolita) e liga os fatos, que ele só se casou com ela, por causa de Lolita. Furiosa, Charlotte sai de casa e Humbert vai atrás dela, mas um carro atinge ela, que morre na hora. Lolita nessa hora, estava num acampamento de verão, com isso sua guarda fica com Humbert, que vai imediatamente ao local, buscar ela. Lolita pergunta de sua mãe, onde ele mente dizendo que ela está viajando. Os dois viajam pelo país, ficando em vários hotéis, e um desses hotéis, os dois dormem juntos, onde Lolita acorda e beija Humbert. Ele se fazendo de desentendido, diz que é virgem, onde Lolita diz que ela não é mais, e os dois acaba transando. No decorrer da história, Lolita descobre a morte de sua mãe, e fica bastante triste e culpa Humbert, onde ela o acusa de estrupo. 
       Os dois acaba fazendo as pazes, e vão morar em Beardsley e Lolita estuda numa escola católica só para meninas e Humbert trabalha para o ensino. Lolita fica entendiada pela proteção de Humbert, e quer virar independente, onde eles acaba tendo uma enorme briga. No decorrer da história, Lolita foge com outro homem, sem deixar pistas, e Humbert fica desesperado (ele acaba desenvolvendo um amor doentio por Lolita). 3 anos se passa, Humbert recebe uma carta de Lolita onde ela escreve pedindo dinheiro e deixa o endereço, Humbert vai até lá e descobre que ela está casada e grávida (o maior sonho dele, era casar com ela e ter filhos) ele pede pra ela fugir com ele, onde eles ia ser feliz, mas ela recusa. Lolita diz que fugiu com Quitty (produtor de filmes) onde ele seguia jovens meninas e leva para Pavor Manor, casa dele para explorar elas para a pornografia infantil . Quitty abandonou ela, depois de recusar de fazer seus filmes. Humbert deixa o dinheiro e vai embora, atrás do homem que levou Lolita embora há 3 anos atrás, ao encontrar a casa dele, Humbert invade com sua arma e os dois discutem, onde Quitty corre para seu quarto e Humbert mata ele lá. Humbert está dirigindo seu carro e a polícia está atrás dele, Humbert (como narrador) fala sobre seu amor por Lolita, e acaba estacionando seu carro na mata e acaba sendo preso. Passa alguns meses, ele morre em novembro de 1950, e 1 mês depois, no dia do Natal Lolita dá a luz, mas pelas complicações no parto, ela morre.


     Mariana, que história. Sim, uma história antiga, mas tão presente hoje no mundo. O escritor quis mostrar o lado do homem pedófilo (achei um pouco estranho), mas diz para as pessoas não romantizar a relação de Humbert e Lolita. Eu nem sabia que existia esse filme, até ano passado, quando uma amiga do facebook compartilhou um vídeo onde fizeram uma montagem dizendo que era um romance lindo e ao mesmo tempo proibido. Curiosa do jeito que sou, fui atrás do filme, e descobrir que não era um romance lindo, e sim abuso e amor doentio. Fui assistir o filme (no youtube achei legendado) e fiquei assustada pelos pensamentos de Humbert e seu desejo obsessivo por Lolita, até se casou com a mãe dela. Nisso acabei lembrando da história da personagem Laura, interpretada pela atriz Bella Piero na novela O Outro Lado do Paraíso, onde era abusado pelo padastro na infância. 
     Lolita tinha apenas 12 anos, e não sabia o que estava acontecendo, só depois ela percebe o estava se passando. O mais triste, é que isso acontece em algumas famílias, onde a maioria das mães em vez de apoiar a filha, apoia o marido. Acho importante falar sobre esse assunto, e falar que tem um livro e 2 filmes falando sobre isso. 
      Lolita tem 2 versões no cinema, o primeiro foi em 1962 protagonizado pelos atores James Mason e Sue Lyon. Depois de 35 anos, em 1997 ganha outra versão, e dessa vez protagonizada pelos atores Jeremy Irons e Dominique Swain.
      Se voce quiser ler o livro, está disponível para comprar na Livraria Cultura por R$ 41,70. 
      O filme está disponível no YouTube.
      Lolita Completo e Dublado.
      DISQUE 100 PARA DENUNCIAR ABUSOS E EXPLORAÇÃO SEXUAIS!!

      Até a próxima!!!
Resultado de imagem para lolita 1997
Versão de 1997.

Resultado de imagem para lolita
Versão de 1962.

Resultado de imagem para lolita livro
Capa do livro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Séries da Mari: Kara Sevda.

Cuna de lobos (Ambição no Brasil e Berço de Lobos em Portugal)

Cantores da Itália: Lodovica Comello