Cultura dos Países: Equador





     Boa Noite galera!!!


    Pensaram que não ia ter novo episódio da Cultura dos Países?! Bem, com o calor de hoje em São Paulo, deixei o notebook desligado a tarde e liguei agora. O país de hoje é: Equador. Esse país está na minha lista de países que quero conhecer um dia. Vamos ver um pouco do país dos equatorianos!!!



EQUADOR

    Equador em (espanholEcuador), oficialmente República do Equador (em espanholRepública del Ecuador), é uma república democrática representativa localizada na América do Sul limitada a norte pela Colômbia, a leste e sul pelo Peru e a oeste pelo oceano Pacífico. É um dos dois países da região que não têm fronteiras comuns com o Brasil, além do Chile. Além do território continental, o Equador possui também as ilhas Galápagos, a cerca de 1 000 km do território continental, sendo o país mais próximo daquelas ilhas. Seu território de 256 370 km² é cortado ao meio pela imaginária linha do Equador.
  A principal língua falada no país é o espanhol (94% da população). Entre os idiomas oficiais em comunidades nativas estão o quíchua, o shuar e onze outros idiomas. A sua capital é a cidade de São Francisco de Quito, mas comumente conhecida como Quito, que foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1970, por ter o centro histórico mais bem preservado e menos alterado da América Latina.
   A maior cidade equatoriana, no entanto, é Guayaquil. O centro histórico de Cuenca, a terceira maior cidade do país, foi declarado Patrimônio Mundial em 1999, como um exemplo notável de uma cidade planejada, de estilo espanhol colonial, no interior da América.
  O país é o lar de uma grande variedade de espécies endêmicas, muitas delas nas ilhas Galápagos. Esta diversidade de espécies faz do Equador um dos dezessete países megadiversos do mundo, sendo considerado o país de maior biodiversidade do mundo por unidade de área. A nova constituição de 2008 é a primeira no mundo a reconhecer legalmente os direitos da natureza, ou dos ecossistemas.
  O Equador é uma república presidencial. Tornou-se independente em 1830, depois de ter feito parte do império colonial espanhol e, por um tempo muito mais curto, da República da Grã-Colômbia. O país tem renda média, com um índice de desenvolvimento humano (IDH) de 0,724 (2012), pontuação considerada elevada pelas Nações Unidas.

Resultado de imagem para Equador
Bandeira oficial do país.

CULTURA DO PAÍS

  O Equador é um país mestiço e, como tal, tem uma das mais ricas culturas imagináveis, uma cultura diversa, onde a mistura racial, a mistura, assumem um papel preponderante, as culturas indígenas, as culturas Africanas, as culturas espanholas, as culturas europeias, todas têm a sua parte no Equador é, hoje em dia um dos países culturalmente mais ricos do mundo. 
  No Equador, os povos indígenas estão plenamente integrados na cultura do país, deve-se também destacar outros sectores, como os afro-equatorianos, menos integrados na sociedade. 

  A língua oficial neste país é o espanhol, se bem que devemos destacar no Equador outras línguas indígenas como o Quichua, o Shuar, ou outras línguas indígenas. Quanto à religião, devemos destacar que 70% do país é católica, enquanto que o resto se divide por outras religiões, como a muçulmana, o judia, a budista e de outras religiões indígenas. 

  Na literatura deste país destaca-se a tradicionalista dos principais escritores, como Juan Montalvo, Pablo Palacio, o Jorge Icaza, entre outros. 

  Os modos equatorianos no teatro, com grandes cargas satíricas, o artesanato no Equador, o cinema ... são outras importantes ramificações culturais deste país. 

  A música no Equador é diversa, deve-se destacar os sons que vêm de outros lugares, bem como os sons locais e indígenas. O Vallenato é a música mais popular no Equador, junto aos pastelarias.

Resultado de imagem para Equador
Quito capital do país.

  Gostou? Deixa um comentário!! Até a próxima!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A verdadeira história da Medusa.

Cantores da Itália: Lodovica Comello

Feminismo Negro no mundo e sua importância!