Cultura dos Países: Argentina
Boa Tarde galera!!!
Hoje começa uma série no blog: Cultura dos Países, onde toda quinta-feira vou contar um pouco da história do país e a cultura. E o primeiro de hoje é: Argentina. Esse país, está na lista de países latinos, que quero conhecer. Vamos conhecer a terra de Los Hermanos.
HISTÓRIA DA ARGENTINA
Argentina, oficialmente República Argentina (pronunciado em espanhol: [reˈpuβlika aɾxenˈtina]), é o segundo maior país da América do Sul em território e o terceiro em população, constituída como uma federação de 23 províncias e uma cidade autônoma, Buenos Aires, capital do país. É o oitavo maior país do mundo em área territorial e o maior entre as nações de língua espanhola, embora México, Colômbia e Espanha, que possuem menor território, sejam mais populosos.
A história da Argentina tem início com a chegada dos primeiros seres humanos à região, estimada em onze mil anos antes de Cristo.
A região noroeste de seu atual território formava parte do Império Inca e as pampas eram dominadas por ameríndios nômades. Em fevereiro de 1516 o navegante espanhol Juan Díaz de Solís pilotou sua embarcação ao estuário do Rio da Prata e reclamou a região em nome da Espanha.
A colonização espanhola se deu ao longo dos séculos XVI e XVII. O nome Argentina vem de argentum, prata em latim, visto ao metal precioso encontrado nas mãos de alguns indígenas, sem saber que eles o haviam tomado dos marinheiros da expedição portuguesa dirigida por Aleixo Garcia.
A independência da Argentina ocorreu em 1816 após a revolução de Maio que teve seu processo iniciado em 1810. (PARA MAIS INFORMAÇÕES: História da Argentina)
CULTURA DO PAÍS
A cultura da Argentina é diversa, graças ao caráter pluricultural do país, uma de suas variedades geográficas é a combinação das muitas identidades étnicas — principalmente a europeia — que compõem sua população. Entre elas existe o Tango (Hola ) como é chamado em regiões ocidentais.
A cultura Argentina tem como origem a mescla de outras que se encontraram durante o período das imigrações. Quanto às ideologias, destacam-se o pensamento e a linguagem social-democrata, bem como a fé na liberdade, na democracia e no respeito aos direitos humanos.
Há no país uma grande diversidade de atividades culturais e artísticas de renome internacional — teatro, pintura, escultura, música e literatura. As cidades mais importantes, notadamente Buenos Aires, são palco diário de conferências, concertos, exposições, museus, cursos, peças de teatro e balé. Os cinemas são abundantes nas grandes cidades. A música popular — como o tango —, a música tradicional e até o rock são interpretados e dançados em locais de ampla afluência pública.
A cozinha argentina oferece ao visitante a possibilidade de saborear pratos típicos tendo como ingrediente principal a carne que goza de uma sólida reputação em todo mundo por sua qualidade. Os restaurantes típicos, chamados parrillas, oferecem as mais diversas probabilidades de provar a típica carne assada, além de oferecer ao visitante pratos variados, assim como os pratos clássicos do resto do país.
Uma das maiores paixões dos argentinos é o futebol, com alguns estádios conhecidos com capacidade de mais de 60.000 pessoas. O polo argentino é conhecido internacionalmente, tanto pela excelência de seus jogadores como pela qualidade dos cavalos. Tenis, paddle, hockey, rugby são atividades praticadas pela população. A prática do esqui em suas diversas modalidades acontecem durante toda a época do inverno, entre os meses de junho e setembro. Esportes aquáticos, como barco a vela e a motor, windsurfe, esqui aquático se praticam nos rios, lagos e em todo o litoral. Além da possibilidade de praticar equitação, trekking, montanhismo, mountain bike, asa-delta, rafting, canoagem, mergulho, entre outros por todo país.
| Bandeira da Argentina |
Do topo, da esquerda para a direita: panorama da cidade ao anoitecer; o Congresso Nacional; a Ponte da Mulher emPuerto Madero; dançarinos de tango em San Telmo; a Casa Rosada; a Catedral Metropolitana; o Cabildo; o Obelisco; oTeatro Colón; o Cemitério da Recoleta; o Planetário Galileo Galilei nos Bosques de Palermo; e o Caminito, em La Boca. Buenos Aires.
O próximo país é: Chile. Até a próxima!!
|
Comentários
Postar um comentário