Saiba tudo sobre 'Sol Nascente' nova novela das 18H

Sol Nascente é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globoprevista para estrear em 29 de agosto de 2016, no horário das 18 horas, substituindo Êta Mundo Bom!. Escrita por Walther NegrãoSuzana Pires e Júlio Fischer, conta com direção geral de Marcelo Travesso e Leonardo Nogueira, também diretor artístico.

Enredo

Ambientada na fictícia Arraial do Sol Nascente, a trama acompanha o desenrolar de dois amigos de vindos de origens diferentes. Neto dos imigrantes italianos Gaetano e Geppina, que vieram ao Brasil para fugir da máfia, Mario é amigo de longa data de Alice, criada pelo japonês Kazuo Tanaka como filha adotiva, junto com as primas Yumi, Hiromi e Hideo. A amizade é abalada quando Mario se descobre apaixonado pela amiga de infância, que anuncia ir estudar no Japão por dois anos. Imaturo e impulsivo, ele terá de mudar seu jeito para conquistar Alice, que se envolve com César, aparente homem perfeito, mas que quer se dar bem sobre ela.

Elenco

Ator/AtrizPersonagem
Bruno GagliassoMario
Giovanna AntonelliAlice
Rafael CardosoCésar
Aracy BalabanianGeppina
Francisco CuocoGaetano
Luís MeloKazuo Tanaka
Letícia SpillerLenita
Marcello NovaesVittorio
Cláudia OhanaLoretta
Laura CardosoSinhá
Marcelo FariaFelipe
Henri CastelliRalf
Giovanna LancellottiMilena
Marcello Melo JrTiago
Juliana AlvesDora
Cinara LealVanda
Pablo MoraisNuno
Val PerréQuirino
Tatiana TibúrcioChica
Érika JanuzaJúlia
João CortesPeppino
Emílio Orciollo NettoDamasceno
Luma CostaElisa
Miwa YanagizawaMieko
Jacqueline SatoYumi
Carol NakamuraHiromi
Paulo ChunHideo
Renata DominguezSirlene
Márcio KielingBernardo
Jean Pierre NoherPatrick
Sylvia BandeiraAna Clara
Maria JoanaCarol
Flávia GuedesKika
Ana LimaPaula
Caroline VerbanCiça
Roberta PiragibeNanda
Rick GarciaPescoço
Felipe MagoWagner
Lucas SapucahyCauã
Galeria

Produção

As cenas iniciais foram gravadas em Ilha Grande, Arraial do Cabo e Búzios, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, além de Guararema em São Paulo. A equipe teve ao dispor, câmeras 4K para serem utilizadas em momentos estratégicos, bem como o uso de drones, segundo o diretor, para tornar o telespectador parte da história, deixar os atores mais a vontade nas gravações e explorar ao máximo os cenários praianos. Inicialmente nominada como Sol Nascente, teve o título alterado para Arigatô Amore Mio, porém não foi recebido pelos executivos da emissora, voltando ao título inicialmente planejado.
Maria Casadevall interpretaria Alice, porém diante de compromissos já assumidos, Giovanna Antonelli foi escalada para o papel. Júlia Lemmertz faria o papel de Loretta, mas devido ao compromisso com duas peças de teatro, recusou a personagem, que ficou com Claudia Ohana. Reservada em 2015 para a trama, Daniele Suzuki foi substituída por Jacqueline Sato em razão da personagem ser mais nova que a atriz. Cogitou-se criar uma nova personagem para Suzuki, mas a ideia não foi adiante. Geovanna Tominaga fez teste para interpretar Hirô, mas Carol Nakamura ficou com o papel. Caco Ciocler foi anunciado como antagonista da história, mas acabou sendo substituído por Rafael Cardoso.

Controvérsia

A escalação de Luís Melo para interpretar o descendente japonês Kazuo Tanaka, substituindo Ken Kaneko gerou desconforto em atores nipônicos pela falta de representatividade asiática no elenco, acusando a emissora de preconceito e yellowface. Em entrevista para o jornal Folha de S.Paulo, Kaneko disse não ter havido justificativa para sua substituição. Na mesma publicação, outros atores criticaram o pouco espaço pra orientais na televisão e a estereotipação para papeis caricatos, que incluem a pronúncia errada do português e o fato de forçar o sotaque japonês, considerando desrespeitoso e absurdos tais atos. Segundo o blogueiro e militante Fábio Ando Filho, defensor de boicote pela tentativa branca de mistificar e ridicularizar outras raças: "A novela de propôs a homenagear uma minoria racial, mas na verdade está criando histórias apetecíveis para o público branco". A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social, pediu fidelidade e respeito a cultura. 
Entrevistado pelo portal UOL, Luís Melo defendeu que ao entender o que é arte, não é necessário haver policiamento acerca do tema, pois se trata de uma ficção e, que debater o problema pode gerar alguma mudança futura. Carol Nakamaura defendeu a interpretação de Melo, além de que o foco da trama é a história baseada em laços familiares e de miscigenação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A verdadeira história da Medusa.

Cantores da Itália: Lodovica Comello

Feminismo Negro no mundo e sua importância!